COLUNA DA KHARINA NOGUEIRA

NOVIDADES.LANÇAMENTOS.DICAS.PESSOAS.SOCCIAL.COMPORTAMENTO E MUITO MAIS!!!

18 de julho de 2012

DESTINO MARAVILHOSO: INHOTIM:




Complexo de arte contemporânea e jardins tropicais chama atenção do mundo inteiro!















Já diria o outro que a vida não se resume a consumo, mas que beleza é bom e eu gosto. E beleza no seu estado mais orgânico é algo a se reverenciar, admirar e simplesmente agradecer.

Em uma época em que se valoriza a experiência de luxo como um momento de realização, faz sentido buscar paraísos ecológicos e resorts all inclusive. Um dos destinos brasileiros mais interessantes do momento é o Instituto Inhotim, localizado no município de Brumadinho, a uma hora de viagem de Belo Horizonte.

Idealizado pelo milionário Bernardo Paz, o parque ecológico é um mix de jardim botânico com museu de arte contemporânea. Para quem é ligado em natureza, vale saber que o Inhotim abriga a maior coleção de palmeiras do mundo com mais de 1500 espécies; já os apreciadores de arte e design vão se deleitar com o acervo que abrange pintura, escultura, desenho, fotografia, vídeo e instalações espalhados em galerias ou ar livre.

A curadoria de arte, cheia de boas sacadas com misturas interessantes entre o que emociona o brasileiro e o mundo cosmopolita, fica a cargo do trio formado por Allan Schwartzman, Jochen Volz e Rodrigo Moura. Tunga, Cildo Meireles, Hélio Oiticica, Vik Muniz e Adriana Varejão são alguns dos 97 artistas, entre nacionais e internacionais, com obras no Inhotim.

O complexo de arte e verde compreende treze galerias dedicadas a obras permanentes e quatro espaços expositores que abrigam mostras temporárias de longa duração: a Fonte, Lago, Mata e Praça.  
Destaques
A galeria Adriana Varejão é imperdível. Com três pavimentos, o primeiro piso guarda a obraLinda do Rosário; ao subir as escadas, o visitante se depara com um salão totalmente revestido com o que parece ser azulejos gigantes decorados com imagens de deuses, querubins e ondas. Um craquelado deixa evidente que o tempo corroi o material exposto. É a Celecanto Provoca Maremoto e tudo não passa de uma ilusão. As referências da artista são o período barroco e a azulejaria portuguesa. Os "azulejões" são placas de gesso pintadas com óleo e o efeito craquelado foi produzido por Varejão. Por fim, um terraço a seu aberto lembra um mirante. Lá o turista pode contemplar toda a vegetação do Inhotim e se encantar com os azulejos pintados com centenas de pássaros brasileiros.
A obra batizada de Beam Drop Inhotim, de Chris Burden, contempla 71 vigas de construção jogadas por um guindaste do alto de 45 metros em uma vala de cimento fresco durante 12 horas. A maneira como as vigas se fixaram cria um interessante movimento.

Som da Terra, ou Sonic Pavilion idealizado por Doug Aitken fica no ponto mais alto do parque ecológico. Sem saber se o pavilhão circular saiu das profundezas da terra ou caiu do espaço, o visitante encontra uma sala vazia com um cano de 200 metros metros enterrado na terra. Microfones de alta sensibilidade instalados no buraco conseguem captar os sons lá de baixo. Impressionante.
Outro espaço de visitação é a Estufa Equatorial, localizada no Viveiro Educador. É neste local que está sendo cultivada a famosa Flor Cadaver, conhecida por reproduzir o cheiro de carne podre. A exótica espécie floresceu, pela primeira vez na América Latina, em Inhotim. O fenômeno, que chamou a atenção do mundo inteiro, demorou uma década para acontecer e durou apenas três dias.

Os bancos, feitos com árvores gigantes que caem por efeitos da natureza ou troncos semi-queimados, são assinados por Hugo França e têm status de obra de arte. 

Até o próximo post !!! Com carinho, Kharina Nogueira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espero que tenha gostado! Participe, palpite, comente e indique. Obrigada, Kharina Nogueira.

KHARINA NOGUEIRA
Colunista Social, Relações Públicas, Eventos e Marketing.
Related Posts with Thumbnails